terça-feira, 28 de agosto de 2012

Empresa RICA ou PODEROSA?


Se você pudesse ter sua própria empresa, você preferiria que ela fosse RICA ou PODEROSA? Com certeza você gostaria que ela fosse as duas coisas. Mas se você só pudesse escolher uma opção? Não me espantaria se muitos respondessem RICA. Mas uma empresa RICA e sem PODER, fatalmente ficará POBRE mais uma vez.

Mas de onde vem o PODER de uma empresa? Existe uma moeda chamada CONHECIMENTO, entretanto conhecimento não dá PODER, mas RIQUEZA. Tirando a questão monetária, que é de extrema importância para qualquer empresa, podemos dizer que uma empresa é RICA se ela tem muita moeda chamada CONHECIMENTO.

É mais ou menos como um time de futebol que adquire um jogador craque, ou seja, um jogador com muito CONHECIMENTO (inteligência) CORPORAL. Esse clube, independentemente de ter uma conta cheia ou não no banco, está RICO em CONHECIMENTO e INTELIGÊNCIA CORPORAL.

Então respondendo à pergunta: de onde vem o PODER de uma empresa? A resposta é: do COMPARTILHAMENTO de CONHECIMENTO que ela tem.

CONHECIMENTO faz sua empresa mais RICA, enquanto o COMPARTILHAMENTO dele torna-a mais PODEROSA.

Se aquele craque não COMPARTILHAR os esquemas táticos que aprendeu, ou qual a melhor forma de bater na bola, ou dribles que desconsertam qualquer adversário; esse time ganhará algumas partidas, mas não será campeão do campeonato. Isso vale também para as empresas. É necessário que seus funcionários tenham a humildade de descer o degrau, que eles subiram para alcançar mais conhecimento, para que ele consiga levar consigo outras pessoas para o mesm ponto onde ele está. Infelizmente tem gente que sobe, mas não desce para buscar outros.

Um dos exemplos de COMPARTILHAMENTO e COOPERAÇÃO que mais gosto é o das FORMIGAS. Se elas tivessem a inteligência que nós temos e ainda assim fossem colaborativas como são, o mundo seria delas há muito tempo.

Todavia se você não tem sua empresa, mas trabalha em uma, continua valendo o texto acima.

Desejo que sua empresa seja antes de tudo PODEROSA, pois o $ virá depois.