segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Galileu e o Papa tiveram um pequeno desentendimento


O título desse post é uma frase de Sheldon Cooper ao afirmar que o desentendimento que Galileu teve com o Papa foi muito menor do que o que ele teve com Leonard. Muito bom esse episódio, diga-se de passagem.

Mas até onde esse desentendimento foi? Foi como contam por aí nas escolas ou nas mesas de bares? Eu mesmo tive um professor de História que, depois de ser "repreendido" privadamente por um amigo meu de sala sobre uma questão de Igreja, respondeu: "Isso aí, ninguém precisa saber". Tem muito professor reto por aí, mas não vamos tapar o sol com a peneira e achar que esse meu professor foi um caso perdido no mundo.

Que tal ouvir a versão da Igreja? Ou você vai responder como um cara que trabalhou comigo: "Não sei se eu quero mudar de opinião". Diálogo era um ponto forte dele... BAZINGA! :)

Você que ouviu que "Galileu foi condenado na Idade Média", mas esquece que a Idade Média vai até meados do século XV, e que Galileu nasceu em 1564, ou seja, cerca de um século após o seu término; ou ouviu também que "Galileu teve Copérnico como discípulo", mesmo de ter nascido 21 anos depois da morte de Copérnico; e muitas outras, não acha que tá na hora de ouvir a outra versão?

Esses quartro textos abaixo (sobre tudo os três primeiros) trazem a versão da Igreja sobre o fato:
  1. Novidades sobre caso de Galileu no Arquivo Secreto Vaticano 
  2. O «caso Galileu» 
  3. Descoberta de documento histórico esclarece a «lenda negra» sobre Galileu 
  4. O caso Galileu (I) 
Tenho a impressão de que a religião já superou o trauma do passado com relação ao assunto, mas parece que a ciência ainda tem feridas.

Se bem que Max Planck, o pai da teoria quântica, falou que: "Ciência e religião não estão em conflito, mas precisam uma da outra para completar-se na mente de um homem que pensa SERIAMENTE" (o maiúsculo é por minha conta).

É... Talvez o trauma ainda exista nos ignorantes sobre o assunto. E há quem diga que ignorância é uma bênção. Nunca foi.

Vale à pena ler e se informar para não ficar só com lendas urbanas na cabeça. Não tô querendo dizer aqui que a Igreja não errou. Nem os textos dizem isso. Estou querendo dizer que não foi como dizem por aí.

Nenhum comentário: