quinta-feira, 21 de junho de 2007

SIM à vida (do embrião)

E sou a favor do uso de células-tronco!!! Calma! Calma! Calma! Quando se fala no assunto células-tronco, gera-se uma polêmica muito grande em torno disso. Mas deixe-me explicar minha declaração. Eu sou a favor do uso de células-tronco adultas, e sou contra o uso de células tronca embrionárias. Algumas pessoas não identificam essas duas células, pois para elas todas são células-tronco.

Sou contra o uso de células-tronco embrionárias, pelos os seguintes motivos:

1. Sou da ala religiosa, da teoria concepcionalista. Logo quando se fala de embrião associo logo à vida. Para a retirada da célula-tronco do embrião, ele irá perder a sua vida. Logo não compartilho a idéia de que devemos evoluir a medicina e buscar a cura de doenças a "qualquer preço", onde "qualquer preço" é às custas da vida de alguém.
2. Células-tronco adultas têm se mostrado melhor do que as embrionárias (http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo349.shtml).
3. Células-tronco adultas pode ter algumas proteínas ativadas, de forma a funcionarem (não se tornarem) como as embrionárias (http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=worldNews&storyID=2007-06-06T193342Z_01_B280685_RTRIDST_0_MUNDO-CIENCIA-CELULATRONCO-NOVASFORMAS-POL.XML).
4. O risco de rejeição de células-tronco adultas é muito baixo, enquanto que células tronco embrionárias têm uma chance muito maior de causar rejeição ou até tumores em relação às células-tronco adultas (http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco).

Se futuramente talvez não mais a profissão de médico, cientista, e biólogo, mas padeiro, professor, famacêutico, lojista, bancário, a minha profissão, a sua profissão; tenha que se deperar com questionamentos desse nível visto acima. Eu acredito que me posicionarei da mesma forma. Hoje vejo outra forma emergir para resolver esse problema sem tirar a vida de ninguém (embrião), e acredito que lá na frente verei outras para outros problemas. Todas são novas formas de dizer SIM à vida, principalmente à vida do embrião.

[]'s
Emerson de Lira Espínola